top of page

8 práticas para acabar com o bloqueio criativo:







Sabe quando você precisa criar algo para ontem e falta ideias ou quando você tem muitas ideias e não sabe qual delas botar em prática? E parece que seu cérebro está cancelando a criatividade?

Então isso é o temido Bloqueio Criativo, um termo que surgiu na década de 40, criado pelo psiquiatra Edmund Bergler, após estudar por 20 anos artistas que sofria de um mal que inicialmente chamou de “inibições neuróticas da produtividade”.

Muitas das vezes que sofremos deste mal é por estar em situações de estresse ou por se envolver em muitas atividades ao mesmo tempo o que pode resultar em falta de foco e frustração. Isso é um dos motivos que fazem muitos escritores ficarem anos sem conseguir escrever.

E se você pensa que nunca irá passar por isso, não se engane é muito normal para as pessoas que desfrutam diariamente da criatividade, seja para praticar seus hobbies ou para quem trabalha na área da criação e inovação, passar por essa complicação mas basta saber que é apenas uma fase e está tudo bem.

Vamos as dicas para controlar sua criatividade e acabar com o bloqueio criativo:

1-Faça uma pausa

Quando usamos uma lapiseira e o grafite acaba nos repomos, isso é o que devemos fazer com o nosso cérebro. Então tire no mínimo um dia a 15 para se cuidar, talvez um dia de beleza?

Outras práticas importantes não só para a mente, mas para o corpo são: fazer no mínimo 15 min de exercícios por dia, se alongar, beber bastante água e manter o sono bem regulado.

E lembre-se nós não somos maquinas ambulantes, temos nossos próprios limites, não se cobre tanto a ponto de esgotar e não mesa seu sucesso no dos outros.

2-Busque inspirações

Sempre quando estou sem ideias gosto de buscar inspirações nas minhas pastas do Pinterest, e tenho também uma lista dos meus artistas preferidos que me identifico e gosto do estilo de desenho deles e admiro o trabalho. Mas lembre-se se que inspiração é diferente de plagio então toma cuidado com isso aí ok.

3-Anote suas ideias

Sabe aquelas horas que do nada você tem ideias mirabolantes, mas não tem como por elas em prática, anote todas elas até as mais malucas em um bloco de notas específico para isso pois quando você precisar de ideias elas serão uma grande aliada.

4-Organizaçao

Ser organizado ajuda a estimular a criatividade e reorganizar as ideias.

Isso porque sabemos onde estão as coisas e também não perdemos tempo procurando-as.

Isso vale também para a organização das suas atividades diárias, há dois anos uso um método de planejamento para isso, o método do Bullet Journal ou Planer, e já percebi uma grande diferença.

5-Seja curioso

Você já se perguntou por que as crianças são tão criativas? Isso é porque elas trabalham o lado curioso delas assim elas potencializam o aprendizado. A vontade de saber e aprender nos leva a novas descobertas e experiências. Então se questione sempre do porque e por causa de tudo.

6-Pare com a auto sabotagem

Um processo sustentado em crenças internas limitadoras como: “Eu não consigo fazer isso”, “Fulano é melhor que eu” ou seja pensamentos negativos que nunca irão te deixar chegar ao seus objetivos pois vai te levar a adotar comportamentos prejudiciais e toda vez que você começar um trabalho novo você irá repeti-los e cometer o mesmo. Os comportamentos de auto sabotagem mais comuns são a procrastinação, automedicação e comer exageradamente.

A meditação é um grande aliado para se reconectar e com o tempo você se sentira mais confiante e motivada. Logo pretendo fazer um post apenas para auto sabotagem pois é um assunto bem extenso.

7-Observe tudo

Observar o ambiente ao seu redor e as pessoas, e uma forma de se inspirar e de adquirir atenção com seus atos. Além de ajudar na compreensão de quem somos, observar é uma forma de permitir que as coisas passem por nós sem que tentamos detê-las ou tentar controla-las é uma pratica de aceitação.

8-Imaginação

A imaginação te dá suporte para criar novas realidades, consiste em visualizar algo em seu cérebro com muita realidade. Teste isto quando estiver começando um novo trabalho o imagine pronto, quanto mais rica forem as experiência pessoais mais material para a imaginação você vai ter. Já dizia Einstein “A imaginação é mais importante que o conhecimento”.

Oi, obrigado por passsar por aqui!

Se você gostou de ler e se inspirou neste post, e quer saber de onde vem isso tudo, clique no botão aqui em baixo para saber mais sobre minhas ideias e sobre o início do blog!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Quer saber quando tiver post novo? Coloque seu e-mail aqui para ser notificado

Obreigado por se inscrever!

bottom of page